A maioria das pessoas gosta muito de comer frutas, já que são doces, suculentas e ricas em vitamina C. Frutas como laranja, morango e limão são boas para a sua saúde. Algumas frutas, no entanto, têm alto índice de acidez e podem ser prejudiciais ao esmalte dos dentes. Isso não quer dizer que você não possa se beneficiar das frutas com maior acidez, só é preciso saber quais delas representam maior risco e como manter os seus dentes seguros na hora de comer.
Quais são as frutas mais ácidas?
A acidez dos alimentos é medida conforme o seu pH. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), os alimentos com um pH acima de 7 são considerados alcalinos, enquanto aqueles que possuem pH abaixo de 7 são tidos como ácidos. Quanto menor o pH, maior o nível de acidez. A seguir, as 13 frutas mais ácidas e o seu pH correspondente de acordo com a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA):
Suco de limão (2.00 – 2.60)
Limão (2.00 – 2.80)
Suco de cranberry (2.30 – 2.52)
Ameixa (2.80 – 3.40)
Uva (2.90 – 3.82)
Romã (2.93 – 3.20)
Toranja (3.00 – 3.75)
Mirtilo (3.12 – 3.33)
Abacaxi (3.20 – 4.00)
Maçã (3.33 – 4.00)
Pêssego (3.30 – 4.05)
Manga (3.40 – 4.80)
Laranja (3.69 – 4.34)
O que é erosão dentária?
Ainda que os dentes tenham um esmalte duro, a alta acidez de muitas frutas e sucos pode causar enfraquecimento e desmineralização com o tempo. Essas áreas desmineralizadas podem ficar sensíveis à temperaturas extremas ou a alimentos doces. De acordo com a Academia de Odontologia Geral dos Estados Unidos (AGD), o cálcio na saliva pode ajudar a remineralizar o esmalte, fortalecendo-o.
Prevenção da erosão dentária
Você não tem que desistir das frutas para evitar a erosão. A seguir, algumas dicas para manter a sua boca saudável enquanto obtém o mínimo de vitamina C necessário:
Use um canudinho quando for beber suco. Isso vai fazer com que o ácido não entre em contato direto com os dentes;
Depois de comer alguma fruta, enxágue a boca com água para diluir os ácidos e espere pelo menos 30 minutos antes de escovar os dentes, dando tempo assim para que o esmalte se reassente;
Mantenha o esmalte fortalecido ao escovar com um creme dental com flúor.
- Depois de comer uma dessas frutas, aproveite e coma um pedaço de queijo. Isso vai fazer com que o nível de pH na sua boca suba e aumente a produção de saliva, ajudando a neutralizar os ácidos. A AGD também defende que certos compostos do queijo aderem ao esmalte dos dentes, protegendo-o de vários ácidos presentes na sua comida.
A importância da vitamina C
A vitamina C tem um papel fundamental no crescimento, na manutenção e no reparo do tecido vital do seu corpo. Isso inclui ossos, cartilagem e dentes. Na verdade, a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos sugere que a vitamina C mantém o seu corpo equipado para curar feridas e lutar contra infecções, inclusive a doença gengival.
O seu corpo não pode produzir ou armazenar sozinho vitamina C, de forma que você precisa ingerir a quantidade diária necessária comendo alimentos que são ricos nela. A vitamina C é encontrada em todas as frutas e em todos os vegetais, mas, dentre eles, os melhores são: frutas críticas como a laranja e a toranja, bem como kiwi, manga, abacaxi, melancia e diversos tipos de fruta silvestre (também conhecidas como frutas berry).
Os profissionais da saúde vão sempre recomendar manter uma dieta balanceada com muita fruta e muitos legumes e vegetais para que você obtenha vitamina C suficiente, contanto que você tome as precauções necessárias para evitar queos ácidos danifiquem seus dentes. Desse jeito, você pode comer as frutas que gosta e que te fazem bem.