Gosto amargo na boca – O que pode ser?

gosto-amargo-na-boca

Você sente um gosto amargo na boca recorrente? É preciso fazer uma avaliação ou check-up geral para  identificar o que está causando. Isso porque há inúmeros motivos que podem causá-la.

O gosto amargo na boca pode, muitas vezes, não ser sintomas de problemas bucais, mas algum problema de saúde no geral que se manifesta por meio do amargo bucal.

No entanto, também podemos identificar algumas irregularidades na higiene bucal que possibilita o gosto diferenciado na boca. Dentre eles a má escovação, o que causa saburra lingual, cáries, gengivites, alterações hormonais e até mesmo o uso do tabaco pode amargar a boca.

Confira 4 motivos que podem causar amargo na boca!

1 – Refluxo Gastroesofágico:

O refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma doença digestiva em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago ao invés de seguir o fluxo normal da digestão, alterando o gosto na boca.

2 – Mau funcionamento dos rins:

O mau funcionamento dos rins pode acumular no corpo ureia e creatina, o que pode provocar o gosto amargo na boca e sonolência.

3 – Irregularidades no fígado:

Algumas doenças causadas no fígado como hepatite e cirrose também causam o gosto amargo, isso porque há uma elevação de amônia que não é eliminada através da urina e gera a mudança no gosto na boca.

 4 – Infecções respiratórias:

Sinusite, renite, amigdalite, resfriados e outras doenças respiratórias também alteram o gosto na região bucal, o motivo são as bactérias que surgem ou causam essas doenças.

Se você sente o gosto amargo na boca, escova os dentes e a língua e a alteração não passa, procura um especialista para realizar uma avaliação completa.

Você pode consultar o seu odontologista e verificar se o amargo é causado por algum problema bucal ou se pode descartar esta hipótese e pesquisar em demais áreas da saúde.

Precisa de uma avaliação? Entre em contato com a Orthofono.

Did you like this? Share it!

0 comments on “Gosto amargo na boca – O que pode ser?

Leave Comment