Final de ano é marcado por muitas festas, confraternizações e, claro, as ceias do Natal e na virada de ano. Este período também é marcado pela quebra de bráquetes, o que pode causar dor e sofrimento.
Pensando nisso, separamos algumas dicas do que evitar consumir nas ceias do final de ano e celebrar todas as festas com o aparelho intacto.
Vamos lá?
Alimentos típicos do Natal, devem ser evitados!
- Castanhas
- Amêndoas
- Amendoins
- Azeitonas com caroço;
Por mais comum que seja incluir estes alimentos na mesa das festas de final de ano é preciso evitá-los, principalmente neste período, já que muitos consultórios também estão fechados para as festas de fim de ano e se algo acontecer, será impossível agendar uma consulta de urgência no dia seguinte.
Então, quem usa aparelho não poderá mais consumir estes alimentos?
Não, o recomendado é não consumi-los, mas também não precisa ser tão radical! A dica é evitá-los em período de festas, para não dar a sorte ao azar. É melhor prevenir do que remediar!
Se o bráquete quebrar neste período e não tiver como agendar a consulta o mais rápido possível, utilize a cera ortodôntica para evitar mais desconfortos neste período, já que a peça quebrada pode resultar em feridas e úlceras na cavidade oral.
No geral, quem utiliza aparelho quais alimentos devem evitar?
Quem iniciou o tratamento ortodôntico recentemente e ainda não sabe o que deve evitar consumir, separamos algumas dicas para vocês!
Alimentos duros
Como já dissemos anteriormente, os alimentos duros podem danificar o aparelho, quebrar o bráquete e causar feridas na cavidade oral.
Balas, torresmo, nozes, castanhas, pé de moleque, pipoca e até o milho cozido são alguns exemplos que se encaixam nessa categoria.
Alimentos pegajosos
Estes alimentos podem grudar nos aparelhos ou dentes e dificultar a higienização, permitindo a proliferação das bactérias, causando cáries e a temível placa bacteriana.
Estes alimentos são os chicletes, jujubas, caramelos e pirulitos. Caso o consuma, não se esqueça de fazer uma mega higienização bucal.
Alimentos grandes
É maravilhoso consumir alguns alimentos em seu estão normal como as frutas, por exemplo, mas para quem utiliza o aparelho fixo isso pode se tornar um empecilho.
Alimentos muito grandes podem soltar o fio ortodôntico e danificar o aparelho, por isso é indicado cortar em pequenos pedaços os alimentos.
A escovação ideal para o aparelho
A escova interdental é a salvação para pessoas com aparelho ortodôntico. Elas possuem um formato vertical que facilita na remoção da placa bacteriana e resíduos que ficam presos no bráquete e ao redor dele.
Outra ferramenta importante nessas horas é a escova ortodôntica, ideal para quem usa o acessório já que as cerdas com corte em “V” limpam ao redor de aparelhos ortodônticos.
O passador de fio também pode ser usado, agilizando e facilitando a limpeza dos dentes e do aparelho com o fio dental.
Estas foram as dicas para você aproveitar ao máximo as festas de fim de ano. Não se esqueça de higienizar bem a cavidade oral depois das ceias.