Saiba como evitar a cárie

saiba-como-evitar-a-carie

Você sabia que com a alimentação saudável é possível ficar livre de cáries?

Os maiores adeptos desta doença são as crianças, isso ocorre pelo alto consumo de doces e por não realizara higienização correta. Mas isso não significa que somente os pequenos podem ter cárie. Muito pelo contrário.

O surgimento da cárie não é pelo alto consumo de doces, mas pela má higienização e o acúmulo de restos alimentares na cavidade oral.

Como ficar livres de cárie?

Alimentação saudável

Como foi dito acima a cárie não vem junto com os doces, mas um alto consumo e o acúmulo deste alimento pode ser um gatilho para o surgimento desta doença.

Então, repensar a sua alimentação é fundamental não só para os dentes como todo o corpo. Tome como incentivo a sua saúde bucal e comece uma reeducação alimentar. 

Controle o consumo de doces

Fica longe dos doces é uma tarefa difícil para você? Então escolha o melhor horário para o consumo- sobremesa, ou seja, após as refeições.

Dessa forma, o processo de desmineralização (ação das bactérias no esmalte dentário) e remineralização (feita com a higiene oral) ficam mais controlados. 

Fio dental

O uso do fio dental é primordial quando se trata de cárie. Só essa ferramenta alcança os espaços que a escova dental não consegue limpar. 

Higienização após as refeições

Passar o fio, escovar os dentes e usar o enxaguante bucal após as refeições, isso todo mundo já sabe. Mas, será que você tem praticado esta faxina oral após se alimentar?

As bactérias presentes na boca decompõem parte dos alimentos, produzindo ácidos e fazendo o processo de desmineralização, logo, enfraquecem o esmalte do dente e dão início à cárie.

Por isso, é tão importante fazer a higienização oral após alimentar-se para devolver os minerais aos dentes.

Beber água

Você sabia que beber água ajuda na luta contra a cárie?

A hidratação da boca auxilia na produção de saliva, a qual é importante para proteger as estruturas orais. Além disso, mesmo que superficialmente, a água limpa os dentes e língua dos restos alimentares.

Consultas regulares

Mesmo cuidando muito bem dos seus dentes, fazendo a higienização completa após as refeições é ideal fazer consultas odontológicas regulares.

Consultar seu dentista é importante para ajudar a evitar o surgimento da cárie e inúmeras outras patologias bucais, podendo agir rapidamente e se precaver.

Este artigo foi útil para você? Compartilhe e deixe seu comentário, não esquece de agendar a sua avaliação.

Did you like this? Share it!

0 comments on “Saiba como evitar a cárie

Comments are closed.