Cárie crônica – Saiba o que é

carie-cronica

A cárie é uma doença dental causada muitas vezes, por restos alimentícios.  Ninguém está livre das cáries, todos aqueles que se alimentam e não faz uma boa higienização bucal podem estar sujeitos a tê-la. O que muitas pessoas não sabem é que existem diferenças entre os dois tipos, a cárie crônica e a aguda.

Apesar de serem tipos diferentes, com características próprias, as causas da cárie crônica não se diferenciam  da cárie aguda, e podem ser variadas. A etiologia é multifatorial: o fator genético, dieta rica em açúcar e carboidrato e ausência ou higiene bucal precária são as causas de ambas as doenças.

A cárie aguda varia nas cores amarelas e castanhas, possui consistência macia, friável e como uma massa de aparência necrótica. Normalmente, mostra-se sensível aos doces, ao frio e aos ácidos, o tratamento é rápido. Diferente da cárie crônica.

Esta, por sua vez, tem seu tratamento mais longo, os dentes ficam totalmente escurecidos (apenas os que possuem a cárie). A cárie crônica é a desmineralização do esmalte dentário, porém o processo é mais lento e geralmente ocorre em adultos.

Os pacientes que possuem esta doença dental, dificilmente descobrem que possui sem se consultar com um odontologista, a menos que a pessoa perceba a aparência dos seus dentes e trate-o rapidamente. Mas, em todo caso, é necessária uma avaliação médica para indicar qual é o tipo de cárie e como será o tratamento.

O tratamento mais comum para tratar a cárie crônica é a restauração, este é indicado principalmente para aqueles que a cárie já tomou conta de todo o dente, afetando e destruindo principalmente a coroa dental. Cada paciente necessita de um tipo de tratamento e tem seu quadro de melhora de uma maneira, por isso, procure um especialista e saiba qual é o melhor tratamento para você.

Para evitar qualquer tipo de cárie, faça sempre uma boa higienização dental após as refeições.

Para saber, entre em contato conosco e agende sua avaliação.

Did you like this? Share it!

0 comments on “Cárie crônica – Saiba o que é

Leave Comment