Alimentos para evitar durante o clareamento dental

alimentos-para-evitar-durante-o-clareamento-dental

É comum a busca pelo sorriso perfeito, seja manter os dentes alinhados corretamente ou deixá-los perfeitamente brancos. Por isso, muitas pessoas buscam por tratamentos, incluindo o clareamento dental. Mas, muitos não sabem que devem ter certos cuidados e evitar alguns alimentos após e durante o processo de clareamento dental.

Antes de iniciar o tratamento para clarear é preciso saber o que motivou o escurecimento dos dentes. Além da preocupação com a aparência, o escurecimento repentino pode apresentar doenças bucais.

O motivo para evitar alguns alimentos é por causa dos pigmentos ácidos, naturais ou não, que muitos contém, principalmente as frutas cítricas e refrigerantes. Para ter um bom resultado final, é necessário colaborar com o processo de clareamento e evitar certos alimentos.

Veja abaixo a lista de alimentos que devem ser evitados durante e após o clareamento dental:

Café

O suposto culpado pelo escurecimento dos dentes o líquido marrom utilizado para dar cor ao café. Estudos recentes apontam que o café não atrapalha o processo de clareamento, mas é um dos contribuintes para o escurecimento dental comum.

Vinho ou suco de uva

As duas bebidas possuem um alto poder de manchamento devido a cor roxa, eles devem ser evitados durante o clareamento dos dentes.  Caso você utiliza creme dental com pigmentos para auxiliar o clareamento dos dentes, deve evitar o consumo destas bebidas por um período.

Chocolate

O cacau, principal ingrediente presente no chocolate, tem uma cor marrom intensa. Ao morder os bombons e barras de chocolate o pigmento escuro pode passar para os dentes, prejudicando assim o tratamento.

Refrigerantes escuros

Os refrigerantes escuros, como os de cola principalmente, possuem corantes em sua composição e podem manchar os dentes. Além disso, tanto os refrigerantes escuros quanto os claros têm acidez elevada — o que também pode provocar manchas e sensibilidade.

Doces

Balas e doces muito doces também estão na lista para serem evitados durante o processo de clareamento. Mas isso não se deve à alta quantidade de açúcar e sim ao tempo em que eles permanecem em sua boca enquanto os mastiga, pois eles podem deixar seus pigmentos na superfície dentária.

Alimentos muito ácidos

Como foram citados acima, os alimentos ácidos deixam os dentes mais sensíveis aos pigmentos contidos nos alimentos. Portanto, durante o tratamento ou no dia que foi realizado o clareamento, eles devem ser evitados.

Esses alimentos são: as frutas cítricas, como laranja, limão, maracujá, abacaxi, mexerica, ameixa e kiwi; alguns temperos extremamente ácidos, como o vinagre; além de bebidas alcoólicas e refrigerantes. O mesmo vale para a vitamina C efervescente, que também é bastante ácida.

 

 

 

Did you like this? Share it!

0 comments on “Alimentos para evitar durante o clareamento dental

Leave Comment