As principais doenças bucais

as-principais-doencas-bucais

A boca por ser um lugar escuro, quente e úmida é um ambiente propício para o acúmulo de bactérias, mesmo com uma ótima higienização elas podem causar doenças e só percebemos quando há um agravamento.

É comum relacionar as enfermidades bucais com a dor de dente, porém, há doenças silenciosas ou há algumas que surgem, mas só percebemos depois. Por isso, é recomendável ficar atentos e procurar um consultório odontológico ao notar algumas diferenças nos dentes, gengivas, língua e bochechas.

Há doenças bucais que podem ser sinais de enfermidades mais graves: como a AIDS, Leucemia e Diabetes.

Conheça algumas mudanças na região bucal e as principais doenças:

Alteração na gengiva

As dores ou sensibilidade na gengiva podem ser sinais de uma escovação errada, com o uso de força ou também podem apresentar sintomas de doenças como:

Leucemia — câncer nas células do sangue. Um sintoma apresentado por esta doença pode ser gengivas mais sensíveis e com sangramentos espontâneos.

Diabetes — o alto índice de glicose no sangue deixa as gengivas mais vulneráveis ao acúmulo de bactérias, o que pode causar inchaços e inflamações.

AIDS — um dos sintomas é a inflamação nas gengivas.

Doenças endócrinas – aumentam o sangramento das gengivas e precisam ser pesquisadas pelos médicos.

Mau hálito

O mau hálito é um problema desagradável que incomoda as pessoas que possuem e quem está por perto. Esta doença é chama de “halitose” e pode ser causada por vários motivos, incluindo a má escovação dentária, não escovar a língua e não utilizar fios dentais. Após as refeições ficam restos alimentares na boca e isso também pode causar o ma u hálito.

A halitose também pode ser sinal de que a digestão não é realizada da forma como deveria e gera um cheiro desagradável na boca. Além disso, pode ser um sinal também de diabetes, em virtude do descontrole dos níveis de açúcar no sangue. Portanto, se você ou alguém próximo perceber que está com mau hálito constante, procure um especialista.

Lesões bucais

Há feridas que aparecem na boca que podem ser apenas uma infecção ou em alguns casos, imunidade baixa. Porém, deve tomar cuidado com estas feridas que surgem sem nenhum motivo, elas podem apresentar doenças como o câncer.

Um dos fatores que facilitam surgimento do câncer bucal em pessoas acima de 40 anos é o uso do cigarro e bebidas alcoólicas frequentemente.

Caso note algo diferente na boca, procure um profissional odontológico, o exame é visual, rápido e indolor. Se for necessário algum exame de laboratório, o profissional poderá solicitá-lo. Quando o câncer é diagnosticado logo que surge, ele pode regredir se o tratamento for feito sem demora. Portanto, procure um especialista ao notar feridas na boca. Além do câncer, as feridas podem apresentar doenças como a sífilis e a lúpus.

Cárie

A cárie é uma doença que atinge os dentes e não apresenta enfermidades no corpo, por isso, muitos não dão muita importância. Ela é silenciosa e caracteriza-se pela destruição das estruturas calcificadas dos dentes (esmalte, dentina e cemento). É provocada pelos ácidos produzidos pelas bactérias da placa bacteriana quando ingerimos açúcar com frequência e pode causar dor e desconforto.

Caso perceba alguma alteração ou dor em qualquer região da boca, entre em contato conosco.

Did you like this? Share it!

0 comments on “As principais doenças bucais

Leave Comment