periodontia-o-que-e

Periodontia – O que é?

A periodontia é uma doença bucal comum e pode ser prevenida. Ela afeta as estruturas ao redor dos dentes, como a gengiva e os ossos. Um dos motivos que podem causar a doença é a má higienização, escovação incorreta e pelo não uso de fio dental – podendo ocasionar na perda dos dentes.

O início da doença é causado por uma placa bacteriana que permite uma inflamação e posteriormente desenvolve um bolso entre as gengivas e os dentes. Essa inflamação, com o tempo, acaba causando a destruição dos tecidos e dos ossos que cercam o dente. Como a placa contém bactérias, é provável que haja infecção também, o que pode levar ao desenvolvimento de um abscesso dentário, aumentando a taxa de destruição óssea.

A periodontite ocorre quando há gengivite, que é a inflamação e infecção das gengivas, não é tratada ou quando o seu tratamento é adiado. Os quadros infecciosos e inflamatórios passam das gengivas para os ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes. A perda deste suporte faz com que os dentes fiquem soltos e acabem caindo.

A periodontia é a principal causa de perda de dentes em adultos. Esse problema não é comum na infância, mas aumenta durante a adolescência.

Se notar sangramentos enquanto escova os dentes ou gengiva inchada, procure um especialista, quanto mais rápido descobrir a doença é melhor para a saúde bucal e pode evitar a perda dos dentes.

Causas da Periodontia

  • A má oclusão dos dentes, quando não há um encaixe perfeito entre as arcadas dentárias,
  • O acúmulo de tártaro,
  • Cáries,
  • Baixa produção de saliva,
  • Fumar,
  • Medicamentos fortes como antibióticos.

Deixe um comentário

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para tirar suas dúvidas e fazer seu agendamento.
WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento
Cravinhos
Ausente
WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento
Jardinópolis
Ausente
WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento
Ribeirão Preto - Centro
Ausente
WeCreativez WhatsApp Support
Atendimento
Ribeirão Preto - Rib Verde
Ausente