A halitose ou como é conhecido o ‘mau hálito’ está presente na vida de várias pessoas, causando grande desconforto para quem tem. Vários fatores podem desencadeá-lo, inclusive a não higiene necessária ou até mesmo uma doença bucal.
A halitose geralmente está associada à existência de cáries e a má higiene bucal, porém pode ter outras origens gerando o mau hálito, como por exemplo: a respiratória (sinusite e amidalite) digestiva, (erupção gástrica, dispepsia, neoplasias e úlcera duodenal) e a de origem metabólica e sistêmica (diabetes, enfermidades febris, alterações hormonais, secura da boca, estresse).
O método para a prevenção está relacionado a uma boa rotina de escovação e higiene bucal diária da cavidade oral de maneira correta e eficaz.
É recomendável procurar um especialista ao notar o odor por muitos dias seguidos, principalmente após você fazer a higiene necessária.
Confira 7 dicas para evitar a halitose:
- Escovações e uso do fio dental diariamente
- Limpeza da língua e das amígdalas
- Use enxaguante bucal
- Cuidado com os alimentos gordurosos
- Evite fumar – os cigarros causam mau hálito
- Beba bastante água – as salivas expulsam as bactérias e assim podem acabar com o mau hálito
- Vá ao dentista regularmente
Cuidar dos dentes não é só escová-los todos os dias, devem-se tomar cuidados com certos tipos de alimentos, beber bastante água e claro, consultar o dentista regularmente.