SISO – Deve ser extraído?

siso– deve-ser-extraido

Também conhecido como dente do juízo – porque surgem em um momento em que passamos para a vida adulta, o siso provoca alguns questionamentos. O dente do siso é o terceiro molar a nascer, normalmente por volta dos 17 anos, mais ou menos. É comum muitas pessoas quererem retirá-los, isso ocorre porque normalmente ele cresce atrás dos dentes comuns, na região da mandíbula e pode causar dor e desalinhamento dental.

Os dentes do siso têm como função original manter a mastigação mais eficiente. Essa era a maneira do nosso corpo repor os dentes que eram perdidos por causa das cáries e problemas bucais, com o avanço na tecnologia e na odontologia, a perda dos dentes foram diminuindo e dessa maneira, os sisos perderam, suas funções originais.

Há muitas dúvidas sobre os dentes dos sisos e vamos responder algumas questões neste artigo, confira!

Os sisos devem ser extraídos?

A resposta é, varia de cada caso. Como cada pessoa possui uma boca e os dentes de um tamanho diferente, há uma variação. Por exemplo, existem pessoas que os dentes nascem e se adaptam ao tamanho da boca, mas também há outras que não. E, neste caso, os dentes ficam presos atrás da mandíbula, afetando a mastigação, desalinhando e causando dores.

É comum a indicação dos dentistas para removê-los, isso ocorre porque os dentes nascem no fundo da boca, dificultando higienização e dessa forma, podem reunir restos alimentares, causando as cáries e bactérias. Então, mesmo se os sisos nascerem nos devidos lugares pode ser que seu odontologista indique a remoção.

Quando deve haver a extração?

É comum o crescimento destes dentes a partir dos 17 anos. Dessa forma, a melhor idade para removê-los é depois que acabam de crescer, entre os 17 e 20 anos. Isso porque, nesta idade a raiz dos dentes ainda está jovem, ou seja, a cirurgia para a remoção é mais fácil, pois na fase adulta a raiz fica maior e mais rígida.

O indicado por profissionais removê-los todos juntos, para facilitar a recuperação.

Não precisa remover? Não remova-os!

Como foi citado acima, há pessoas que não precisam retirá-los, pois eles se adaptam à boca, mas, como os sisos ficam localizados no fundo da boca, em um lugar de difícil acesso é extremamente importante ter os cuidados ideais com a higienização. Sempre escovar os dentes após as refeições e tentar passar o fio dental em toda parte necessária.

É importante ressaltar que não é comum sentir dor, a menos quando ele está nascendo, pois há um incômodo. Se, após o crescimento você sentir dor, deve procurar um especialista e analisar as causas e, se indicado, fazer a remoção.

Did you like this? Share it!

0 comments on “SISO – Deve ser extraído?

Leave Comment