Dor de cabeça pode ser causada por problemas bucais?

dor-de-cabeca-pode-ser-por-causa-de-problemas-bucais

Muitas pessoas sofrem diariamente com dores de cabeça. Esta patologia pode surgir por vários fatores, como por exemplo, o estresse, cansaço e até mesmo a por causa de dores na região bucal.

Um dos principais motivos para as dores de cabeça causada pelos dentes é porque toda a estrutura muscular de nervos e articulações na face é a mesma, por isso, se alguém fizer algum esforço na região bucal, pode ocasionar em dores de cabeças.

As principais doenças bucais que podem ocasionar em dores de cabeça

Bruxismo

O bruxismo é o esforço feito pelo ranger dos dentes durante o período do sono e pode tencionar a musculatura da face, aumentando o desconforto e as dores no dia seguinte, contribuindo para desenvolver as dores de cabeça.

Imbricamento dentário

É o ato de apertar os dentes durante o sono, sem necessariamente range-los. Esta ação também pode desenvolver a dor de cabeça, já que a consequência na musculatura da face é a mesma.

Problemas na estrutura dentária

Dentes mal posicionados na arcada ou com algum problema de estrutura também podem ser responsáveis por sintomas de dores de cabeça. Isso acontece porque qualquer problema de posicionamento do dente reflete em dificuldades de mastigação e até de fala, aumentando o trabalho muscular e, consequentemente, podendo levar essas estruturas à fadiga.

Infecções dentárias

Cáries, periodontites, gengivites e quaisquer outros quadros clínicos odontológicos também podem ter como sintoma a dor de cabeça. Isto acontece porque esses processos inflamatórios, se não tratados corretamente, podem atingir o nervo trigêmeo, que fica localizado próximo à estrutura dentária.

Caso a dor de cabeça permaneça, procure um especialista.  Se notar que ela vem acompanhada com dores na mandíbula e na região bucal, vá direto há um odontologista.

Cada caso deve ser analisado por um especialista, isso ocorre porque existem inúmeros tipos de dores de cabeça, por exemplo, se esta patologia for causada por bruxismo ou imbricamento, o tratamento será encaminhado por um psicólogo, pois o problema está relacionado a fatores emocionais, cabendo ao odontologista somente preparar placas de proteção dentária para que as lesões nos dentes e na musculatura sejam reduzidas.

Já os problemas de estrutura dentária e infecção nos dentes devem ser tratados no consultório odontológico, pois assim que descobrir o problema e a causa da das dores de cabeça, imediatamente iniciará o tratamento.

Did you like this? Share it!

0 comments on “Dor de cabeça pode ser causada por problemas bucais?

Leave Comment