Retração gengival

retracao-gengival

A retração gengival ou como é mais conhecida, gengiva retraída, acontece quando gengiva que cobre o dente diminui, deixando-a mais exposta e aparentemente mais longa. Pode acontecer apenas num dente ou em vários ao mesmo tempo.

Este problema surge lentamente, mas piora ao longo do tempo. Porém, ela pode ser tratada, os resultados são melhores se iniciado o tratamento assim que perceber que há redução da gengiva, ou em outros casos, se perceber que os dentes estão maiores que o comum.

A prevenção é sempre bem-vinda, aliada a uma boa escovação, utilizando escovas com cedas macias para não irritar as gengivas e visitas regularmente ao dentista, é uma ótima prevenção.

O que causa retração gengival

  • Usar força durante a escovação ou utilizar cedas duras podem irritar a gengiva, fazendo-a inchar e causando a retração gengival;
  • Dentes tortos;
  • Doenças periodontal;
  • Cáries não tratadas;
  • Trauma oclusão;
  • Abandonar o tratamento ortodôntico no meio do processo;
  • Usos de piercings também contribuem para a retração gengival

É importante ressaltar que logo no início, se perceber que a gengiva está mais visível, ou irritada e até mesmo inflamada é importante procurar um odontologista para iniciar os tratamentos e saber o que está causando o problema.

O cuidado não é apenas para evitar a retração, mas também para evitar problemas piores como a gengivite e a periodontia. O tratamento da retração gengival vai depender de acordo com o caso de cada paciente, além disso, a doença só pode ser identificada por um cirurgião-dentista. Em casos como a placa-bacteriana ou tártaro, a limpeza já pode auxiliar e diminuí-la. Mas, os casos mais profundos devem ser feito tratamentos específicos.

Caso note alguma alteração, procure um profissional, entre em contato conosco e agende a sua avaliação.

Did you like this? Share it!

0 comments on “Retração gengival

Leave Comment