Placa bacteriana

Placa_bacteriana

A placa bacteriana é uma pasta incolor e pegajosa nos dentes, causadas pelas bactérias e falta de higienização dental. Ela é composta por células em descamação, células de defesa e restos de alimentos. Podendo causar cáries, periodontite e gengivite.

A placa bacteriana é uma das principais desenvolvedoras de cáries, isso ocorre porque ela produz ácidos que grudam nos dentes, normalmente após as refeições. Como todas as pessoas produzem esses ácidos nos dentes e fazem alimentação, todos nós possuímos as placas bacterianas. Por isso, devemos ter uma ótima higienização bucal para não desenvolver nenhuma doença dental.

Outra doença que pode ser desenvolvida por causa da placa bacteriana é a periodontal. Inicialmente desenvolvendo irritação ou inflamação na gengiva, neste estágio a placa pode ser removida facilmente. Portanto, o não cuidado pode-se agravar e a placa bacteriana sofre a ação dos íons de cálcio e se calcifica, tornando-se dura. É aí que surge o tártaro (ou cálculo dental). Não cuidar destas doenças pode acarretar na perda dos dentes.

A placa bacteriana se desenvolve diferentemente nos jovens e nos adultos. Nos mais novos, ela tende a virar cáries, sendo removida facilmente ao realizar o tratamento. Já nas pessoas adultas a doença fica frequente e devem ser tratadas logo para não haver o agravamento.

Prevenir para não remediar

A prevenção das cáries e doenças periodontal pode ser feita removendo as placas bacterianas ou não permitir que elas se agravem e fiquem grossas, permitindo o surgimento de doenças. O cuidado requer uma ótima higienização, escovas com cerdas, fio dental e pasta de dente com flúor.

Se a placa já estiver grossa e for difícil remover com a escovação, o indicado é procurar um dentista e removê-la, antes que possa desenvolver alguma outra doença.

Did you like this? Share it!

0 comments on “Placa bacteriana

Leave Comment