Saúde bucal dos idosos

saude-bucal-dos-idosos

Cuidar da saúde dental é um hábito que deve ser realizado desde o início da vida até o término dela. Se cuidar bem dos seus dentes e fizer consultas periódicas ao seu dentista, os seus dentes poderão durar a vida inteira.

Muito se fala sobre a importância de cuidar da saúde do idoso e isso inclui cuidar também da saúde bucal. Uma boca saudável geralmente reflete um corpo saudável. Uma boca mal cuidada também pode acarretar em inúmeras consequências para a saúde. A higiene bucal consiste em cuidar de toda a região da boca desde sempre, se não tiver o cuidado correto na juventude, pode acarretar em perdas dos dentes na terceira idade.

A ausência dos dentes, por exemplo, pode levar a insuficiência mastigatória, disfagia moderada, desordens de articulação e fala, entre outros. Já a gengivite pode evoluir para uma periodontite, que em casos graves pode aumentar as chances de infarto, AVC e doenças pulmonares.

É comum as pessoas pensarem que ao envelhecer perderá os dentes, porém, isso só ocorre se não houver o cuidado ideal.

Veja as principais doenças bucais causadas na velhice:

Cárie de raiz – Atinge principalmente pessoas com mais de 50 anos.

Gengivite – Pode ocasionar em Periodontite.

Xerostomia – Mais conhecida como “boca seca”, essa doença consiste na redução da saliva, é comum em quem faz uso de diversos medicamentos.

Câncer de boca – É uma doença que atinge principalmente os idosos, normalmente causados por alto uso de cigarros e bebidas alcoólicas.

LESÕES DA MUCOSA BUCAL – As lesões das mucosas podem ser causadas por próteses mal adaptadas e também pelo alto consumo de bebidas e tabacos.

Veja como prevenir essas doenças na velhice:

A prevenção destas doenças consiste em uma excelente higienização bucal desde o surgimento dos primeiros dentes. Ter cuidado também com a alimentação e, se possível, não fazer o consumo de bebidas alcoólicas e tabacos, pois estes contribuem para o surgimento do câncer bucal.

Fazer no mínimo três escovações por dia ou escová-los após as refeições. É importante o uso de cremes dentais com flúor e utilizar escovas dentais com as cerdas macias. Outro hábito importantíssimo é consultar um dentista a cada três meses.

Did you like this? Share it!

0 comments on “Saúde bucal dos idosos

Leave Comment