Conheça os aparelhos ortodônticos

conheca-os-aparelhos-ortodonticos

Hoje em dia é muito comum o uso de aparelho ortodôntico para corrigir os dentes e, na hora da escolha, muitos veem como acessório, por isso, fazem questão de escolher os que têm as cores mais bonitas. Mas, também há quem prefira os aparelhos invisíveis e que sejam mais discretos possíveis, por isso, na hora da escolha é importante conhecer quais são os aparelhos indicados para você e que estejam disponíveis no mercado.

Antes de falar sobre a diferença de cada aparelho é importante explicar para que eles servem. Os aparelhos ortodônticos têm como finalidade corrigir e alinhar os dentes tortos ou os que estão fora do lugar. Alguns dentes já nascem da maneira errada, outros vão se desalinhando ao logo da vida, afetando a fala, a alimentação e até mesmo a autoestima. Por isso, se você está em busca de conhecimentos sobre os aparelhos para saber qual a diferença e qual é o melhor para você, continue lendo este artigo.

Conheça os tipos de aparelhos ortodônticos

Fixo – O aparelho fixo é o mais comum, é aquele mais conhecido como o “aparelho tradicional”. Este é recomendado em casos que precisam passar por um tratamento em longo prazo. A sua vantagem é não depender exclusivamente do paciente, como é o caso dos aparelhos removíveis, este depende apenas do próprio tratamento e da paciência em utilizá-lo por um longo período.

Este aparelho é utilizado na parte frontal dos dentes, é inserido as peças chamadas de bráquetes (o metal colado nos dentes e podem ser coloridos) e as bandas (o metal que faz o ligamento entre todo o aparelho). Ele puxa os dentes para a posição correta.

Aparelho lingual – Outro tipo de aparelho fixo são aqueles utilizados na parte de trás dos dentes, ou seja, ele não é totalmente visível como os frontais e funciona da mesma maneira que o aparelho tradicional. Sua desvantagem é que há um pouco mais de incomodo na língua e possui mais dificuldade na sua limpeza.

Aparelho fixo estético – Este é parecido com o modelo tradicional, porém é mais discreto, se “camuflando” em seus dentes. São utilizados por aqueles que precisam realizar os tratamentos, mas não querem utilizar o aparelho de metal.

Os bráquetes para estes aparelhos são feitos de policarbonato, safira ou porcelana. A forma mais discreta é o que faz crescer cada dia mais a procura deste aparelho estético.

Autoligados – O aparelho ortodôntico autoligado é utilizado para a correção e alinhamento dos dentes, com a vantagem de não precisar das famosas borrachinhas, diferente do aparelho fixo convencional.

Aparelho móvel ou removível – Este aparelho é mais indicado para crianças entre 6 e 12 anos, o seu uso é para corrigir e para não permitir o desalinhamento dental. Por isso, ele também é indicado para pessoas que acabaram de fazer o tratamento ortodôntico, para que não haja o desalinhamento após a retirada do aparelho convencional.

Alinhadores invisíveis – Ou aparelhos invisíveis, eles são indicados para os alinhamentos dentais. Estes aparelhos são feitos sob medidas, de acordo com a arcada dental de cada paciente. Eles são quase imperceptíveis, por isso, é utilizado por quem não gosta do aparelho tradicional.

O diferencial deste aparelho é que além de estético, ele pode ser retirado para fazer as refeições e higienizações.

Expansor Palatino – Muitas pessoas ainda não conhecem este aparelho, ele é indicado para aumentar a largura do palato (céu da boca). É indicado principalmente para os jovens corrigir as mordidas cruzadas e a melhorar a fala. A indicação de para os jovens é porque na fase adulta o tratamento se torna mais difícil, precisando ser feitos procedimentos cirúrgicos, por isso, é importante realizar o tratamento o mais rápido possível.

Estes aparelhos podem ser móveis ou fixos, com ou sem acrílico, mas todos possuem um parafuso e ele é o responsável pela abertura do local desejado.

Esses são os aparelhos ortodônticos, caso precise realizar algum tratamento, entre em contato conosco e agende a sua avaliação.

Did you like this? Share it!

0 comments on “Conheça os aparelhos ortodônticos

Leave Comment