6 motivos para cuidar da saúde bucal

Muitas pessoas se preocupam apenas com a saúde e aparência corporal e acabam se esquecendo da saúde bucal, ou apenas acham que uma única escovação dental é o equivalente para cuidar de toda a região bucal. Este é um erro fatal!

Isso porque além da escovação não ser suficiente para combater todas as sujeiras e bactérias da boca, a má higienização pode ser a porta de entrada para algumas doenças, inclusive relacionadas ao coração.

Confira agora 6 motivos para cuidar da sua saúde bucal:

1 – Evitar doenças bucais

Um dos principais motivos é para evitar doenças bucais como a cárie – hoje é uma das principais doenças do mundo, pode parecer algo simples, mas seu agravamento pode causar muitas dores ao paciente e até mesmo a perda de um ou mais dentes. Além de outras doenças como a periodontia e gengivite.

2 – Evitar sensibilidade

Um dos motivos que causam a sensibilidade é a má higienização, não corra o risco de não poder consumir alimentos quentes ou gelados por causa da sensibilidade. Além disso, passar por avaliações regulares pode identificar e tratar os problemas antes de piorar.

3 –  Identificar e tratar o bruxismo

Há muitas causas que podem causar o bruxismo, por isso é importante, além de higienizar adequadamente os dentes, é importante consultar o seu odontologista e identificar as causas dos problemas.

4 – Doenças cardíacas

A saúde bucal e a doença cardíaca estão conectadas pela disseminação de bactérias – e outros germes. Quando essas bactérias alcançam o coração elas se aderem a qualquer área lesionada e causam inflamação. Isto pode resultar em doença como a endocardite, uma infecção do revestimento interno do coração. 

5 – Evitar problemas de fala e mastigação

Deixar uma doença odontológica se desenvolver, seja ela uma simples cárie, como um avançado quadro de reabsorção dentária, pode ser um grande problema para duas ações imprescindíveis na nossa qualidade de vida: a mastigação e a fala.

Problemas na arcada dentária podem prejudicar a mastigação correta (interferindo, inclusive, na absorção de determinados nutrientes), assim como afetar a capacidade de comunicação (visto que usamos os dentes para dar suporte à língua e emitir determinados sons)

6 – Estética

O sorriso é a porta para mundo – com certeza você já escutou essa frase, completamente verdade. Por incrível que pareça, a estética bucal conta muito, além de mostrar que uma pessoa se preocupa com a saúde bucal mantendo os dentes limpos e alinhados, permite maior confiança ao conversar e se apresentar há alguém.

Como cuidar da saúde bucal?

Ter os cuidados necessários com a estrutura bucal requer a escovação diária após todas as refeições ou pelo menos três vezes ao dia, além do uso do feio dental e também do enxaguante bucal.

Além da higienização, é ideal fazer uma consulta no mínimo em cada três meses.

Não deixe para amanha o que você pode fazer hoje, agende sua consulta e fique livre de problemas que podem ser corrigidos rapidamente.

Did you like this? Share it!

0 comments on “6 motivos para cuidar da saúde bucal

Leave Comment