Os bráquetes ou brakets – mais conhecido popularmente, são os famosos “ferrinhos” do aparelho, e se você já faz o tratamento ortodôntico já deve saber que precisa ter alguns cuidados necessários para não romper o instrumento e causar alguma lesão na região bucal.
Os bráquetes possuem um papel fundamental no processo de correção ortodôntica. Eles podem ser feitos de metal, plástico ou cerâmico, varia de acordo com o aparelho escolhido pelo paciente.
Cuidados necessários com o aparelho:
Quem utiliza aparelhos ortodônticos precisam fazer uma ampla higienização bucal e no próprio instrumento, pois se não houver os cuidados necessários, ao invés de corrigir a estrutura bucal, pode acarretar em mais danos, como a periodontia, cáries, gengivites e outras cavidades bucais.
Principais fatores que quebram os bráquetes:
Como foi mencionado acima, quem utiliza aparelhos bucais precisa ter a higienização adequada e cuidados necessários com o objeto na cavidade bucal.
Umas das maneiras que mais rompem os bráquetes são por meio de força física, incluindo os esportes físicos brutos que entram em contato com a boca e quebram a estrutura do aparelho, podendo inclusive lesionar a região interna bucal. Outro fator que também causa danos nos bráquetes são os alimentos firmes, além disso, há o próprio desgaste natural e a deficiência na colagem dos bráquetes.
O que fazer ao romper os bráquetes?
Nunca retire os bráquetes ou as borrachinhas por conta própria, esta ação pode lesionar a cavidade bucal e até mesmo atrapalhar o tratamento ortodôntico. Portanto, se quebrar os bráquetes, procure por seu dentista e peça que o conserte.
O ideal é que isso aconteça da forma mais rápida possível, pois assim você não compromete o tratamento. Portanto, evite conviver com essa situação por muito tempo.
Precisa corrigir a estrutura bucal ou alinhar os dentes? Entre em contato conosco e conheça os tratamentos adequados para você!