Canal – o que preciso saber?

canal–o-que-preciso-saber

O canal é uma inflamação na polpa do dente e se progredir, além de causar terríveis dores ao paciente, pode levar a morte da estrutura dental infectada, ou seja, a perda do dente.

Por causa das intensas dores, o consultório odontológico é uma das áreas da saúde mais temíveis popularmente, principalmente quando o assunto é tratamento de canal.

Continue a leitura e saiba o que causa e como tratar o canal!

O que causa o canal?

Como muitas pessoas já sabem, o canal é causado por cáries profundas, elas destroem aos poucos o esmalte e a dentina, as camadas externas do dente, permitindo que bactérias da boca invadam a polpa dentária, local repleto de vasos sanguíneos. Dessa maneira, causa uma inflamação e infecção ao chegar à polpa, comprimindo o nervo e causando terríveis dores.

Além das cáries, o canal pode ser causado por traumas nos dentes, ou seja, quebrar ou corromper a estrutural dental também abre brechas para as bactérias invadirem a polpa cheia de vasinhos e terminações nervosas.

Tratamento

Além das terríveis dores, o tratamento de canal também não bem visto pela sociedade, a frase que muitas pessoas dizem “tenho medo só de ouvir o barulho da maquininha”.

É comum o paciente chegar ao consultório só depois de agravar a situação, ou seja, desejando apenas interromper a dor, mas, o tratamento pode ser feito em duas sessões ou mais, dependendo em si, de como se encontra a inflamação.

No caso de duas sessões, a primeira é utilizada para remover a parte infectada, ou seja, abrir a estrutura dental e limpar tudo o que corrompe o dente. A segunda sessão, normalmente uma semana depois, é para aplicar a obturação.

Outros problemas causados pelo canal

Engana-se quem pensa que o canal é um problema só da região bucal. Além das terríveis dores no dente, a inflamação pode causar dores de cabeça. Se não tratar corretamente ou simplesmente não realizar o tratamento, o dente infectado pode levar bactérias nas vias aéreas da região sanguínea e assim, as bactérias podem afetar órgãos vitais, como o coração.

Prevenção

Considerando as terríveis dores causadas pela inflamação e infecção dental, é melhor prevenir do que remediar, pro tanto, a melhor prevenção é a higienização adequada. Ou seja, escovar os dentes e utilizar o fio dental após as refeições e consultar frequentemente seu dentista.

Dentes de leite

As crianças também precisam de cuidados e higienização adequada com os dentes, inclusive os dentes de leite. Portanto, ajude e ensine seu filho a cuidar adequadamente da saúde bucal e se ele reclamar de dores na região bucal, leve-o ao dentista!

A Orthofono faz o orçamento gratuito, agende a sua consulta neste link e chega de sofrer com a dor de dente!

Did you like this? Share it!

0 comments on “Canal – o que preciso saber?

Leave Comment