O que os pais precisam saber sobre os Dentes de leite

o-que-os-pais-precisam-saber-sobre-os-dentes-de-leite

Os dentes de leite como muitos sabem, são os primeiros dentes que temos e começam a nascer a partir dos seis meses de vida. Essa etapa é muito importante para o desenvolvimento dos bebês, pois é quando eles começam a ingerir alimentos sólidos. É muito importante que os pais tenham total atenção e cuidados necessários quando os dentinhos começarem a crescer.

Apesar dos dentes começarem a nascer cedo, por volta dos seis meses de idade – mas, em algumas crianças podem demorar mais, o processo de surgimento e queda dos dentes de leite é longo, porque cada parte dental tem um período específico para surgir e desaparecer.

É comum logo no surgimento as crianças sentirem dor, da mesma maneira que os adultos sentem quando os sisos estão nascendo, por isso, os pais devem ter muita paciência com os bebês, pois é comum eles ficarem mais sensíveis e até mesmo chorar mais. Os pais podem procurar um pediatra para sugerir algum medicamento para amenizar a dor dos pequenos.

Nascimento dos dentes

Quando a criança completa três anos de idade já deverá ter 20 dentes, entre sisos e dentes. Portanto esse processo deve começar desde antes do nascimento dela. Dentro das gengivas se formam os dentes de leite, os quais começam a brotar a partir dos seis meses, aproximadamente. Em alguns casos o nascimento dos dentes de leite causa incômodos como febre, diarreia, dor e inflamação.

Os primeiros dentes a nascer são os incisivos superiores. Logo, entre os seis e 16 meses já terão nascido todos os dentes incisivos, que são dois superiores e dois inferiores. No mês seguinte, começam a aparecer os caninos (colmilhos), em um processo que demora por volta de até 22 meses, são apenas dois caninos por lado.

Aos três anos, as crianças já possuem os 20 dentinhos de leite, como foi mencionado acima, ele Não é permanente, mas requer atenção e cuidado. A partir dos seis anos, é o momento em que eles começam a cair, dando lugar aos permanentes, é importante deixá-los cair naturalmente, provocar sua queda pode machucar a estrutura óssea bucal.

Portanto, as crianças perdem entre os seis e oito anos todos os dentes incisivos, ou seja, todos os dentes que estão na parte frontal, já que naturalmente eles são os primeiros a nascerem.

Os caninos e os molares não são percebidos tanto ao cair, por isso entre os dez e os 12 anos de idade, haverá uma mudança sem que tenhamos reparado muito. Quando a criança atingir 12 anos de idade, a maioria dos dentes dela terá mudado.

Em certos casos, os dentes permanentes nascem antes de caírem os de leite. Esse fenômeno é conhecido como dente de tubarão. É por isso, que algumas crianças podem chegar a ter duas fileiras de dentes.

O tempo estimado para a dentina se recompor é em até três meses, mas se o período se prolongar o ideal é procurar um especialista e analisar se não houve nenhum comprometimento na estrutural bucal.

Em todos os casos os casos, mesmo ainda na infância o ideal é passar por um especialista regularmente e fazer a higienização bucal adequadamente.

Aqui na Orthofono a sua avaliação é gratuita, entre em contato conosco hoje mesmo!

Did you like this? Share it!

0 comments on “O que os pais precisam saber sobre os Dentes de leite

Leave Comment