Você sabia que cerca de 30% da população brasileira sofre de bruxismo? Esse distúrbio consiste no apertar e ranger dos dentes de maneira involuntária principalmente durante o sono, e pode causar sérios danos para os dentes.
O Bruxismo ainda não tem uma causa exata conhecida, mas normalmente são correlacionados ao estresse, ansiedade e até mesmo no consumo de bebidas alcoólicas ou outras substâncias estimulantes.
Principais Consequências:
Dentre as principais consequências do bruxismo para a saúde de sua boca estão:
Desgaste dos dentes: O esmalte é a primeira estrutura dentária a ser afetada pelo bruxismo. O ranger constante dos dentes ocasiona um desgaste prematuro desta camada.
Sensibilidade: Devido ao desgaste prematuro no esmalte dos dentes causado pelo bruxismo acaba por expor camadas mais profundas do dente aumentando a sensibilidade dentária e o risco de aparecimento de cáries.
Dentes lascados: Em casos mais graves de bruxismo os dentes podem chegar a lascar e até mesmo cair.
Dores: O bruxismo pode danificar a articulação ou musculatura da mandíbula, causando dores, limitações quanto à abertura da boca e desvios nos movimentos mandibulares, o que pode prejudicar a mastigação e fala.
Tratamento:
É possível amenizar os danos nos dentes do paciente com bruxismo utilizando placas acrílicas que ajudam a proteger a arcada dentária. Além do uso destas placas também podem ser receitados remédios para aliviar a dor e o desconforto.
Como o bruxismo é normalmente proveniente de fatores emocionais é preciso tratar a causa com a ajuda de profissionais da área.
É importante ressaltar o papel do dentista durante o tratamento do bruxismo, diminuindo os impactos causados por este distúrbio.