Estar constantemente estressado pode desencadear em uma série de reações negativas em nosso corpo, afetando inclusive a saúde bucal.
Os sintomas mais conhecidos causados pelo estresse são: a baixa imunidade, asma, enxaqueca e gastrite estão entre alguns desses problemas.
No entanto, estar sempre estressado também pode afetar a saúde bucal.
Entenda qual a relação entre o estresse e as dores de dente!
A falta de tempo, preocupações e muita cobrança do dia a dia são alguns motivos que podem levar ao estresse.
Esse estado afeta diretamente a vida pessoal do indivíduo, muitos mesmo! Mas não para por ai. Por incrível que pareça, o quadro também pode ser causador ou agravador de inúmeros problemas de saúde bucal.
Andou estressado e sentiu um incomodo na região bucal? Então veja se o seu caso também é emocional!
Como já vimos, o estresse pode causar diversas situações para a saúde. Um hábito que pode provocar as dores são aqueles conhecidos como “parafucnionais”.
Entre essas reações que podem ser causadas pelo estresse está o surgimento de hábitos parafuncionais – manias simples que pode afetar a saúde bucal -, como bruxismo e apertamento dental.
O bruxismo é aquele ato de ranger os dentes que pode ocorrer enquanto a pessoa está desperta ou também quando está dormindo – muito comum em crianças, mas os adultos não estão livres desta patologia.
O apertamento, por sua vez, é considerado um tipo de bruxismo, e como indica o nome, consiste no ato de apertar os dentes, involuntariamente.
Esses dois quadros são bastante prejudiciais para algumas estruturas como dentes, articulações e musculaturas envolvidas, podendo provocar consequências graves.
Qual o melhor tratamento?
Primeiro é necessário identificar o motivo da dor dental, se a fonte for o estresse é possível tratar com ajuda psicológica, placas miorrelaxantes ou até mesmo toxina botulínica.
Ambos os tratamentos só são indicados após uma avaliação com um profissional ortodontista, inclusive para o uso da botulínica, na qual este resultado dura cerca de seis meses.
Por isso, é importante tratar o problema na fonte, ou seja, se for o estresse o motivo das dores, logo é preciso amenizar estes sintomas, favorecendo a saúde como um todo.
Procure ajuda médica e não deixe as dores e nem o estresse afetar a sua qualidade de vida!