Saiba como elas estão ligadas e quais problemas podem acontecer devido aos descuidos.
O corpo humano funciona como uma máquina e cada engrenagem, que são os órgãos deve, estar em perfeitas condições para não afetar as outras partes deste equipamento, ou melhor, do corpo.
Desta maneira, a saúde bucal também tem sua parte na ligação entre os órgãos o corpo, no qual qualquer descuido, como a falta de higiene pode afetar outras regiões corporais.
Como a saúde bucal e geral estão relacionadas?
O que muitas pessoas não sabem é que existem inúmeras bactérias “boas” em nosso corpo que são essenciais para manter o perfeito funcionamento.
Em contra partida, podemos dar brechas para as bactérias ruins se alocar em nosso organismo, diminuindo e atrapalhando as funções daquelas que agem ao nosso favor. Desta maneira, pode provocar doenças em todo o corpo.
Os microrganismos da flora bucal que normalmente habitam a boca sem causar problemas, se estiverem em quantidades anormais, causam doenças na boca e, se forem para a corrente sanguínea, podem causar doenças pelo corpo.
Além disso, podemos ingerir alimentos que afetam os microbiotas intestinais, liberando o acesso para as bactérias ruins e contribuindo para o surgimento de doenças no instinto, fígado e até no ovário.
Quais doenças bucais podem afetar a saúde geral?
A gengivite é uma porta de entrada de microrganismos na corrente sanguínea podendo acarretar uma infecção generalizada.
Outra possibilidade é a cárie profunda, que afeta a polpa dentária, área composta de sangue com ligação com toda corrente sanguínea. As bactérias na boca entram no sangue e podem causar doenças graves como endocardite bacteriana.
A importância da saúde e cuidado bucal
Além de manter uma alimentação balanceada e praticar uma atividade física regular, é preciso prestar atenção em outros cuidados, como a higiene bucal.
Através da escovação correta, com ajuda do creme dental e uso do fio dental para completar, o paciente é capaz de manter-se longe de problemas.
Além disso, é necessário fazer um acompanhamento odontológico como prática preventiva, além de poder realizara higienização completa no consultório.
Sem contar que há patologias invisíveis aos olhos do paciente e somente um profissional poderá identificar e indicar o melhor tratamento.
Como está a sua saúde bucal?
Agende a sua avaliação odontológica.