Bruxismo

Bruxismo

Você sabia que cerca de 30% da população brasileira sofre de bruxismo? Esse distúrbio consiste no apertar e ranger dos dentes de maneira involuntária principalmente durante o sono, e pode causar sérios danos para os dentes.

O Bruxismo ainda não tem uma causa exata conhecida, mais normalmente são correlacionados a estresse, ansiedade ou até mesmo o consumo de bebidas alcoólicas ou outras substancias estimulantes.

Principais Consequências:

Dentre as principais consequências do bruxismo para a saúde de sua boca estão:

Desgaste dos dentes: O esmalte é a primeira estrutura dentária a ser afetada pelo bruxismo. O ranger constante dos dentes ocasiona um desgaste prematuro desta camada.

Sensibilidade: Devido ao desgaste prematuro no esmalte dos dentes causada pelo bruxismo acaba por expor camadas mais profundas do dente aumentando a sensibilidade dentária e o risco de aparecimento de cáries.

Dentes lascados: Em casos mais graves de bruxismo os dentes podem chegar a lascar e até mesmo cair.

Dores: O bruxismo pode danificar a articulação ou musculatura da mandíbula, causando dores, limitações quanto à abertura da boca e desvios nos movimentos mandibulares, o que acaba por prejudicar a mastigação e fala.

Tratamento:

É possível amenizar os danos aos dentes do paciente com bruxismo utilizando placas acrílicas que ajudam a proteger a arcada dentária. Além do uso destas placas também podem ser receitados remédios para aliviar a dor e o desconforto.

Como o bruxismo é normalmente proveniente de fatores emocionais é preciso tratar a causa com a ajuda de profissionais da área.

É importante ressaltar o papel do dentista durante o tratamento do bruxismo, diminuindo os impactos causados por este distúrbio.

Leave a Reply

Your email address will not be published.