Posso tirar o aparelho ortodôntico antes do fim do tratamento?

Posso tirar o aparelho ortodôntico antes do fim do tratamento?

 aparelho-ortodontico

aparelho-ortodontico

A primeira coisa que passa pela nossa cabeça ao iniciar um tratamento ortodôntico é: quanto vai durar o tratamento, e quanto tempo terei que ficar com o aparelho ortodôntico?

Como o objetivo do tratamento é apresentar os melhores resultados possíveis, o tratamento ortodôntico termina apenas quando os eles são alcançados, tanto na questão estética quanto na questão funcional e de motricidade.

Porém em alguns casos o paciente opta por retirar o aparelho antes do termino do tratamento ortodôntico, neste artigo falar um pouco sobre as consequências de se retirar o aparelho antes do final do tratamento.

A interrupção do tratamento é um direito de todo paciente. Ela pode ser realizada em qualquer momento, no entanto, existem algumas consequências para essa escolha.  Uma delas é o retrocesso nos resultados obtidos com o tratamento e muitas vezes os dentes voltam a posição original.

Além disso, a interrupção do tratamento pode ocasionar outros problemas, como: resultar em uma instabilidade na mordida que pode levar a desgaste de dentes, retração de gengiva ou perda de osso.

Em resumo, encerrar um tratamento ainda no meio pode ocasionar problemas ainda maiores do que os diagnosticados inicialmente, por esta razão é importante ao iniciar um tratamento ortodôntico levar em consideração o tempo do tratamento e a disponibilidade para as consultas periódicas.