Um hábito praticado por algumas pessoas é realizar procedimentos odontológicos em casa e sem nenhuma orientação de especialistas, pelo contrário, acabam sendo influenciados por tudo o que veem na internet. Mas, tenham cuidado, há muitos riscos em procedimentos caseiros, o que pode tornar um possível problema bucal em uma doença bem pior.
Confira 4 tratamentos caseiros e seus riscos:
1 – Clareamento dental com carvão ativado:
O método improvisado do carvão ativado vem sendo muito utilizado e muitas pessoas acreditam nos resultados. Mas, isso não é verdade. Apesar de parecer inofensiva, essa substância é altamente abrasiva e pode desgastar seus dentes, causar manchas difíceis de retirar e, ainda, danificar o esmalte do dente. Além disso, há o processo de finalização após o clareamento, para fechar o que o clareador deixou de espaço no esmalte dentário, e claro, só um profissional poderá fazer isso.
2 – Alinhamento caseiro:
Um aparelho que promete “alinhar os dentes” está sendo vendido na internet. Na tentativa de personalizar o visual, colocar elásticos e borrachas coloridas têm gerado o efeito inverso.
Quando é feito qualquer tipo de pressão ou alteração inadequada da posição dos dentes, sem a supervisão de um dentista e, tampouco, o uso de aparelhos ortodônticos profissionais, você poderá desalinhar seus dentes e causar o chamado dente mole, que pode evoluir para a queda, isto é, o “aventureiro” pode perder dentes. Além da queda dos dentes, este aparelho caseiro pode causar perda óssea e dificuldades na mastigação.
3 – Materiais caseiros:
Há alguns materiais caseiros muito utilizados, como limão, bicarbonato de sódio, carvão ativado, argila. Esses itens podem gerara alguns riscos para o paciente, como dores fortes, perda dos dentes, manchá-los, causar danos na mastigação e muitos outros. Pois os dentes ficam sensíveis e desprotegidos, além de estarem mais propensos a estes riscos.
4 – Pode causar queimadura bucal:
O interior da boca é formado por mucosas muito sensíveis que são facilmente danificadas. Com os tratamentos realizados em casa, as queimaduras poderão atingir língua, lábios, gengiva e toda a cavidade bucal, causando dores e dificuldades para se alimentar e falar. Isso porque quem realiza os tratamentos caseiros não têm um controle rígido da concentração e quantidade dos produtos que serão utilizados, podendo causar esses danos na cavidade bucal.
Seja qual for o procedimento que você precisa opte pela segurança, vá até um especialista e garante que você terá o cuidado ideal.