Você já sentiu dor ou desconforto ao ingerir alimentos quentes ou gelados? Se a resposta for sim você provavelmente sofre de hipersensibilidade dentária! O incomodo atinge cerca da metade da população e costuma se manifestar ao ingerir alimentos quentes, gelados, ácidos ou doces.
A sensibilidade nos dentes acontece quando o cimento (camada que recobre a raiz) ou a dentina (camada interna que envolve o nervo) ficam expostos. A dentina possui canais que vão até o nervo do dente, esses canais contém um fluido que ao entrar em contato com certos elementos se movimenta, atingindo o nervo, o que causa a sensibilidade.
Principais causas da sensibilidade nos dentes:
Bruxismo: é outro fator que facilita o desgaste do esmalte e, por consequência, a hipersensibilidade dentária. Para amenizar os desgastes provocados com o hábito de ranger os dentes é necessário utilizar um protetor especial, indicado pelo dentista. (você pode entender melhor sobre o bruxismo clicando aqui.)
Erro na escovação: Utilizar força excessiva durante a escovação pode desgastar o esmalte dos dentes e causar recessão gengival, deixando a dentina exposta o que resulta, além de outros problemas, na sensibilidade dentária.
Alimentos ácidos: O consumo de alimentos ácidos como: refrigerantes, frutas cítricas e vinagre podem agravar a sensibilidade dos dentes.
Dentes lascados: Dentes lascados ou com pequenas fissuras, por menores que sejam, podem expor a dentina e acarretar em hipersensibilidade.
Tratamento:
O tratamento pra sensibilidade dentária pode variar de acordo com as causas de cada paciente, e muitas vezes podem ser tratadas de maneira pouco invasiva.
É fundamental a visita periódica ao dentista para que as causas do problema sejam identificadas ainda no inicio, simplificando o tratamento e também obtendo melhores resultados.