O que são Aftas?

afta

Ulcera aftosa recorrente ou como conhecemos a afta é uma das lesões mais comuns na cavidade oral. Normalmente ela tem um aspecto ulcerado de tamanho bem pequeno e delimitado em diferentes pontos da boca ou de forma isolada. É comum observar um exsudato branco sobre a úlcera circundado por um halo bem avermelhado.

Causa:

Não existe uma causa definida para o aparecimento das lesões. Podem surgir de forma espontânea ou ao mínimo trauma (mordidas, batidas etc..) e sua cicatrização ocorre de forma espontânea.

O estresse e alterações hormonais também podem estar relacionado com o aparecimento da afta na boca. Podem surgir também após o consumo de determinados alimentos como chocolate, amendoim, café, alimentos cítricos e  alimentos com glúten.

Tratamento:

A dor é a principal queixa dos pacientes acometidos pela afta e em alguns casos, dependendo da extensão da ferida, pode também causar algum tipo de constrangimento social. O tratamento deve focar no alívio da dor e também na prevenção, para que o surgimento destas lesões não sejam tão recorrente.

Pomadas e soluções específicas para bochecho têm resultados satisfatórios e devem ser prescritos pelo seu dentista de confiança. O exame do cirurgião dentista é fundamental, pois lesões ulcerosas com mais de 3 semanas de persistência podem esconder problemas bucais de maior gravidade.

Did you like this? Share it!

0 comments on “O que são Aftas?

Leave Comment