É comum muitas crianças terem dificuldades na comunicação e até mesmo atrasar o seu desenvolvimento na fala. Mas, as dificuldades dos pequenos devem ser investigadas por especialistas para saber se é algo corriqueiro e comum ou algo mais sério e que deve ser tratado.
As preocupações devem-se iniciar desde cedo, aos dois anos é o momento em que as crianças articulam pouco ou quase nada, nesse período elas deveriam conseguir se comunicar com frases simples, como por exemplo, “me dá”. Se isso não acontecer, é preciso marcar uma consulta com o fonoaudiólogo.
Dos 2 a 4 anos, seu filho pode começar a repetir as palavras ou as sílabas, caso conhecido, na linguagem médica como defluências fisiológica – dura cerca de seis a dez semanas e acontece porque os pensamentos das crianças são mais rápidos do que a capacidade de falar, causando a repetição das palavras.
Uma das maneiras dos pais ajudar os filhos nesta idade é mantendo a paciência, pedindo para que eles tenham a calma enquanto falam e não chamar a atenção ou fazer com que eles acelerem mais ainda a sua fala. Se este hábito permanecer por muito tempo, é importante procurar um profissional em fonoaudiologia, ele poderá fazer os tratamentos corretos e os auxiliar da melhor maneira.
É importante saber que até os cinco anos as crianças já devem saber pronunciar corretamente, exceto crianças prematuras, estas podem levar mais tempo até conseguir pronunciar corretamente todas as palavras. Nesta idade é comum os pequenos desenvolverem a gagueira, e assim que os pais a notar devem procurar um especialista.
Outra anomalia da fala que ocorre na infância é o hábito de trocar algumas letras. Quando os filhos estão aprendendo a se comunicar e quando isso ocorre, a maioria dos pais acham “bonitinho”, porém, se o erro permanecer ou se a criança “desaprender” a pronúncia correta, também é importante procurar um especialista e iniciar o tratamento fonoaudiólogo.
A Fonoaudiologia é uma ciência voltada para pesquisa, prevenção, avaliação e terapia, focada na área de comunicação oral e escrita, voz e audição têm como uma das principais finalidades auxiliar os indivíduos que apresentam alguma dificuldade em relação à leitura e escrita, aquisições fundamentais para o desenvolvimento da criança.
Portanto, mesmo se for adultos ou crianças e ter dificuldades na comunicação e interpretação, procure um especialista em fonoaudiologia para iniciar os devidos tratamentos.
Para saber mais, entre em contato conosco!