Quanto tempo leva para se fazer um tratamento de canal?

Quanto tempo leva para se fazer um tratamento de canal?

 tratamento-de-canal

tratamento-de-canal

Quando falamos de tratamento de canal, normalmente a primeira pergunta que ouvimos é: “- quanto tempo leva para fazer o tratamento de canal” normalmente seguida por: “-dói muito? ”, muitas vezes o paciente ouve muitas histórias e casos sobre o tratamento de canal que o assustam em relação ao tempo e a dor, neste post iremos desmitificar este tratamento.

Atualmente o tratamento endodôntico se modernizou, havendo melhorias nas técnicas e equipamentos utilizados e tornando o processo mais simples e menos manual o que otimiza todas as etapas do tratamento.

Hoje o tratamento de canal é dominado pelos instrumentos mecanizados. Limas endodônticas de alta tecnologia, medidores do comprimento radicular (localizador apical) e medicamentos cada vez mais eficazes. Até o uso de microscópios garante uma precisão muito maior para o dentista.

Dependendo do seu caso clínico (que somente o dentista pode avaliar) o tratamento pode ser realizado em apenas uma sessão. Em casos onde não ocorre grande infecção no dente e dependendo da técnica e instrumentais que o dentista utiliza, isso é possível.

Em casos mais graves onde há abscessos, granulomas ou cistos o tratamento pode necessitar de mais de uma sessão variando das condições do paciente.

O tratamento de canal não é um procedimento simples, O dentista precisa “abrir o dente” até chegar à câmara pulpar (“onde fica o nervo do dente”), preparar os canais, limpar, modelar e obturar (selar). É uma sequência de passos que devem ser realizados de forma minuciosa e precisa para evitar erros e outros problemas.

A melhor maneira de se informar sobre o tempo do tratamento é vir até a Orthofono e fazer uma avaliação, onde um de nossos profissionais irá avaliar as reais condições de sua saúde bucal e fazer um diagnostico correto.