Uma das maneiras de corrigir a estrutura dental e alinhar o posicionamento dos dentes é fazendo o tratamento ortodôntico e utilizar aparelhos.
Há diversos aparelhos no mercado e cada um com uma finalidade e aparência. Dentre eles estão o aparelho metálico e o estético.
Continue a leitura e veja a diferença entre cada um deles.
Antes de falar sobre a diferença de cada aparelho é importante explicar para que eles servem. Os aparelhos ortodônticos têm como finalidade corrigir e alinhar os dentes tortos ou os que estão fora do lugar. Alguns dentes já nascem da maneira errada, outros vão se desalinhando ao logo da vida, afetando a fala, a alimentação e até mesmo a autoestima. Por isso, se você está em busca de conhecimentos sobre os aparelhos confira todos os tipos disponíveis.
Veja as diferenças e benefícios entre os aparelhos de metais e estéticos.
Tradicional – O aparelho tradicional de metal é o mais utilizado por jovens, normalmente é a primeira escolha, principalmente pela personalização das borrachinhas e alterar a cor sempre que possível.
Ele é composto por fios metálicos, bandas e braquetes.
Estético – Este modelo tem este nome, pois o material feito se assemelha com a cor dos dentes, ou seja, ele “camufla” na região bucal e permite maior discrição para aqueles que desejam.
Diferente do modelo tradicional, ele pode ser feito com três tipos de materiais: policarbonato, porcelana ou cerâmica e safira.
Aparelhos estéticos de policarbonato
O material usado nesse tipo de aparelho é, na verdade, uma espécie de resina plástica. A grande diferença desse modelo para os outros é o preço. Pode custar até 1/4 do valor de um aparelho de porcelana. Sua cor é um branco leitoso, não é transparente e possui um tamanho maior se comparado aos outros tipos. Apesar de ter o benefício estético, apresenta um material menos resistente e os índices de descolamento e de quebra são maiores que em aparelhos feitos de porcelana ou a safira.
Aparelhos estéticos de porcelana ou cerâmica
Os braquetes de porcelana são mais resistentes e duráveis e raramente se descolam ou quebram. Não amarelam nem mancham, porém, o custo deste material é mais caro se comparado ao de policarbonato.
Aparelhos estéticos de safira
Este tipo de aparelho é o que apresenta melhor resultado estético. A safira tem um aspecto translúcido, que deixa o aparelho mais discreto e resistente à quebra, além de não amarelar ou escurecer com o tempo, como acontece com o aparelho de policarbonato. Dessa forma, os aparelhos de safira custam mais que os outros, por usarem materiais mais caros em sua composição.
Está na dúvida sobre qual é o mais indicado para você? Entre em contato conosco e agende a sua avaliação.