A periodontia é uma doença bucal comum e pode ser prevenida. Ela afeta as estruturas ao redor dos dentes, como a gengiva e os ossos. Um dos motivos que podem causar a doença é a má higienização, escovação incorreta e pelo não uso de fio dental – podendo ocasionar na perda dos dentes.
O início da doença é causado por uma placa bacteriana que permite uma inflamação e posteriormente desenvolve um bolso entre as gengivas e os dentes. Essa inflamação, com o tempo, acaba causando a destruição dos tecidos e dos ossos que cercam o dente. Como a placa contém bactérias, é provável que haja infecção também, o que pode levar ao desenvolvimento de um abscesso dentário, aumentando a taxa de destruição óssea.
A periodontite ocorre quando há gengivite, que é a inflamação e infecção das gengivas, não é tratada ou quando o seu tratamento é adiado. Os quadros infecciosos e inflamatórios passam das gengivas para os ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes. A perda deste suporte faz com que os dentes fiquem soltos e acabem caindo.
A periodontia é a principal causa de perda de dentes em adultos. Esse problema não é comum na infância, mas aumenta durante a adolescência.
Se notar sangramentos enquanto escova os dentes ou gengiva inchada, procure um especialista, quanto mais rápido descobrir a doença é melhor para a saúde bucal e pode evitar a perda dos dentes.
Causas da Periodontia
- A má oclusão dos dentes, quando não há um encaixe perfeito entre as arcadas dentárias,
- O acúmulo de tártaro,
- Cáries,
- Baixa produção de saliva,
- Fumar,
- Medicamentos fortes como antibióticos.