Tirar o aparelho dental não é o fim do tratamento

tirar-o-aparelho-dental-nao-e-o-fim-do-tratamento

Receber a notícia do seu dentista de que irá tirar o aparelho odontológico é um momento de extrema felicidade, mas, saiba que isso não significa o fim do tratamento.

Entenda o porque!

O uso do aparelho ortodôntico é indicado para corrigir o posicionamento dos dentes e a oclusão dental.

Para o êxito do tratamento é primordial a cooperação do paciente, incluindo higienizar adequadamente a região bucal e o aparelho, além de não faltar às consultas e manter a manutenção do aparelho em dia.

Sem mais delongas, saiba porque o tratamento não acaba com o fim do uso do aparelho!

Após retirar o aparelho tradicional, aquele que o paciente utilizou por alguns anos, é necessário o uso da contenção ortodôntica.

O que é a contenção ortodôntica?

Como o próprio nome diz este aparelho serve para conter os dentes após o uso do tratamento com aparelho, ou seja, fazê-los permanecerem na posição indicada pelo tratamento ortodôntico.

O não uso deste aparelho pode prejudicar o resultado final do tratamento, ou seja, os dentes tendem a voltar ao seu destino inicial antes do tratamento.

O uso da contenção é a continuidade do tratamento ortodôntico, ou seja, o seu ortodontista, aquele que te acompanhou em todas as etapas do tratamento irá lhe indicar qual a melhor contenção: removível, fixo ou de placa de acetato.

Neste caso, o comportamento do paciente também conta muito, pois se não utilizar a contenção da maneira adequada e no período indicado pelo profissional, não obterá êxito.

Contenção ortodôntica é o mesmo que aparelho fixo?

Não, os dois aparelhos são semelhantes e por isso a dúvida é comum. Ambos são indicados para finalidades diferentes, como já foi dito o aparelho de contenção é indicado após o tratamento ortodôntico, na qual o paciente utilizou determinado tipo de aparelho.

Já o aparelho removível é indicado para um tipo de tratamento ortodôntico, ou seja, é a etapa inicial, e o seu uso depende da necessidade ortodôntica do paciente e a recomendação é feita por um profissional.

Este artigo foi útil para você? Compartilhe com seu amigo que acha que irá tirar o aparelho e nuca mais irá ver o dentista novamente.

Para agendar a sua avaliação gratuita, entre em contato conosco.

Did you like this? Share it!

0 comments on “Tirar o aparelho dental não é o fim do tratamento

Comments are closed.