5 hábitos comuns que afetam a saúde bucal

5-habitos-comuns-que-afetam-a-saude-bucal

Há muitos hábitos comuns em que praticamos no dia a dia e podem afetar a nossa saúde no geral e até mesmo a saúde bucal.

Separamos para você 5 hábitos aparentemente inofensivos, mas que são prejudiciais para a sua saúde bucal.

Confira!

1 –  Abuso de alimentos duros;

Mesmo que os dentes sejam muito resistentes o ideal é não abusar, pois há alimentos que podem quebrar um ou mais dentes. Isso é para aqueles que não usam aparelhos ortodônticos, quem o utiliza deve passar longe deste tipo de alimento, pois quebrar o bráquetes do aparelho e ficar com ele irregular até a consulta ao dentista não é o ideal.

A perda de um dente pode trazer problemas ainda maiores e refletir em todo o corpo, já que possui uma relação muito próxima com a coluna vertebral. Portanto, o cuidado é a palavra certa, não abuse.

2 – Mastigar de um lado só;

É um hábito comum mastigar de um lado. Porém, não pode ser visto como uma simples mania, pois, conhecido como mastigação unilateral predominante, pode causar desajustes na arcada dental. Portanto, se você notar que possui o “hábito” de mastigar de um único lado, procure a ajuda de um profissional e corrija a mania o quanto antes.

3 – Palitos de dentes;

Usar palitos de dente é um erro gravíssimo! Em primeiro lugar porque muitas pessoas que utilizam o palito acabam perfurando a boca, ou seja, causando mais problemas. Em segundo lugar e não menos importante é que os palitos não são esterilizados, portanto, o seu uso pode levar bactérias a sua boca.

Bactérias, machucados em um lugar úmido e escuro já sabemos que não é um bom resultado. Portanto, o ideal é utilizar o fio-dental, saiba como utilizá-lo corretamente.

4 – Usar escovas velhas;

O tempo de vida útil das escovas dentais é no mínimo três meses, isso se não utilizar aparelhos ortodônticos, pois este prazo pode diminuir – saiba como escovar os dentes adequadamente com o aparelho dental. Em casos de gripe muito forte e infecção de garganta ou na boca também é recomendado a substituição para evitar uma nova infecção.

5 – Roer unhas;

Um hábito comum em muitas pessoas e pode provocar doenças, como o bruxismo e levar bactérias e germes que se alocam debaixo das unhas para a boca. Como já dizemos anteriormente, os fungos e bactérias adoram lugares úmidos e podem proliferar em sua boca. Sem contar que este hábito pode causar o desgaste dental.

O ideal para manter a saúde bucal em dia é evitar estes hábitos prejudiciais e acima de tudo, realizar a higiene bucal de acordo com o recomendado: escovar os dentes após as refeições, usar o fio dental e o enxaguante bucal.

Além disso, o recomendado é passar por uma consulta ao dentista a cada três meses ou no mínimo seis, nunca ultrapasse este período.

Precisa de uma avaliação? Entre em contato conosco!

Did you like this? Share it!

0 comments on “5 hábitos comuns que afetam a saúde bucal

Leave Comment