Saúde bucal dos bebês

saude-bucal-dos-bebes

É comum o surgimento do sapinho em crianças em bebês e muitas mães ficam sem saber o que é e como tratar. O nome científico é monilíase. É uma infecção causada por um fungo chamado Candida albicans  que se prolifera em lugares úmidos e escuros, normalmente na região bucal.

Confira abaixo como cuidar da saúde bucal dos bebês e evitar infecções!

O que é o sapinho?

A monilíase, mais conhecida como sapinho, é um fungo chamado Candida albicans, ele se prolifera em lugares úmidos como a região bucal e até mesmo perineal (nos bebês que usam fralda).

Esse fungo faz parte da flora biológica. Várias pessoas têm ou estão em contato com alguém que tenha.

É comum a sua manifestação nos adultos quando a resistência imunológica está baixa, como nos bebês eles ainda não possuem resistência formada é mais fácil à proliferação do vírus.

Sintomas:

É preciso ficar atento com qualquer alteração que aparece nos bebês e, principalmente, se eles ficam mais chorosos ou resistentes em mamar, pode ser sinal de alguma irregularidade com seu filho.

O sapinho pode se manifestar da seguinte maneira nos bebês:

  • Aparecimentos de pontinhos brancos ou placas brancas na boca do bebê e que pode ser confundida com restos de leite;
  • Choro constante;
  • Febre acima dos 38ºC;
  • Dor, em alguns casos;

 Como evitar:

Os cuidados básicos para evitar a proliferação dos fungos é manter uma boa higienização, principalmente com os acessórios que entram em contato direto com a boca, como a mamadeira, chupeta e até mesmo com o seio.

Além disso, arejar áreas cobertas pela fralda também ajuda no combate a proliferação do fungo, ou seja, não deixe a fralda úmida por muito tempo, tanto para evitar assadura nos bebês, quanto para evitar a Candida albicans na região perineal.

Além de higienizar bem os itens que entram em contato direto com a região bucal dos bebês, além de ficar atento aos surgimentos dos dentinhos e fazer a higienização adequada na região dos pequenos.

Quais os tratamentos:

É importante ficar atento a qualquer alteração que apareça nos pequenos e na região bucal não é diferente. Portanto, procure um especialista e faça o tratamento adequado.

Pomadas e soluções orais antifúngicas são as soluções mais usadas para contornar o problema.

Saiba mais sobre a saúde bucal do seu bebê e se precisar agendar um consulta, entre em contato conosco!

Did you like this? Share it!

0 comments on “Saúde bucal dos bebês

Leave Comment