O escurecimento dos dentes sempre é motivo de preocupação e deve ser investigado o que o causou, podendo ser provocado por tabagismos, uso de antibióticos, placa bacteriana, tratamento de canal e até mesmo alguns alimentos podem deixar os dentes escurecidos. Além da preocupação com a aparência, o escurecimento repentino pode apresentar doenças bucais.
Para cada caso há um tratamento especializado, pois são diversos fatores que podem causar seu escurecimento. Se o motivo for cárie, é correto procurar logo um dentista para fazer os tratamentos indicados e depois o clareamento dental.
Em caso de tratamento de canal que motivou o escurecimento, traumas ou uso de antibióticos, o profissional pode fazer o clareamento seguido da aplicação de facetas de resina ou porcelana.
Em casos de perda da vitalidade do dente, o tratamento endodôntico será indicado e, posteriormente, um clareamento ou restauração estética do dente. O escurecimento externo pode indicar tártaro ou outros pigmentos na superfície do dente. Neste cenário, o dentista deverá realizar procedimentos de profilaxia para uma limpeza.
Em alguns casos são indicados o uso das lentes de contato ou facetas, elas são utilizadas para revestir e corrigir as imperfeições dos dentes. Porém, não são indicadas para o clareamento, mas par tampar os dentes escuros e aumentar a autoestima de quem possui dentes muito escurecidos.
Para manter seus dentes sempre brancos e saudáveis é preciso ter um cuidado diário, excelente higienização e passar por um dentista pelo menos a cada três meses, para verificar se não há nada de errado com sua saúde bucal.