Quem precisa utilizar o aparelho ortodôntico para fazer a correção dental precisa saber desde o início que precisará de paciência e comprometimento, principalmente com as consultas e manutenções dos alinhadores.
Apenas colocar o aparelho e acreditar que em alguns anos o seu problema estará resolvido é um erro gravíssimo, isso porque cada consulta com o seu ortodontista pode ser indicado para uma ação, ou seja, faltar as consultas ou simplesmente deixar que o aparelho aja sozinho só irá atrasar e dificultar a sua missão.
Por isso, separamos para você os principais riscos em não fazer a manutenção adequada no seu aparelho. Confira!
1 – Atrasar o tratamento;
Em primeiro lugar não fazer a manutenção indicada por seu ortodontista pode atrasar o seu tratamento, ou seja, prolongar o tratamento e permanecer por mais tempo com o aparelho. Isso se não provocar outros danos na região bucal, seja nos ossos ou até mesmo, ao invés de alinhar, deixá-los mais tortos. Já que o aparelho “puxa” seus dentes e não acompanhar a transição o próprio movimento do aparelho pode levá-lo para a posição errada. Neste caso, além de ter que recomeçar o tratamento, o paciente permanece com o aparelho até que o dente volte para a posição correta.
2 – Afeta a higiene bucal;
Mesmo se o paciente faz a escovação adequada e utiliza o fio dental, ainda sim pode haver restos de alimentos entes os aparelhos e durante a manutenção o dentista realiza a higienização completa. Faltar nas consultas pode prejudicar seu tratamento, podendo inclusive causar cáries, tártaro, placas bacterianas e até mesmo a gengivite.
3 – O aparelho perde sua função;
A consulta de manutenção de aparelho ortodôntico é realizada também para que ele seja ajustado. O ortodontista adapta o aparelho mais uma vez a fim de que ele volte a exercer força sobre os dentes e estimule-os a se reposicionarem. Se não houver manutenção não tem como o aparelho realizar as ações necessárias para cumprir a sua função, ou seja, prejudica e atrasa o tratamento.
4 – Aumenta o custo do tratamento
Isso ocorre porque não fazer as manutenções de acordo com o indicado por seu dentista levará mais tempo para o final do tratamento, neste caso, ficará mais tempo com o aparelho e precisará fazer os ajustes que não foram feitos no momento necessário.
O tratamento ortodôntico é um investimento pessoal, se você opta por contratar o serviço seja sincero com você mesmo e leve a sério. A adaptação no começo é um pouco difícil, mas com esforço e dedicação todos podem se acostumar com o aparelho.
Lembre-se, um sorriso bonito abre portas para o mundo.
Vai colocar aparelho? Confira 5 dicas!
Aparelho tradicional ou estético?
Se quebrar o bráquetes, o que devo fazer?
Faça a sua avaliação com a Orthofono!