Saúde bucal das crianças

saude-bucal-das-criancas

Cuidar da saúde bucal não tem idade, desde os primeiros dentes a nascer até os últimos que ficarem na boca devem ser higienizados. E o melhor a ser feito, é ensinar os pequenos sobre a importância deste hábito.

Existem várias maneiras para incentivar o seu filho a escovar os dentes, uma delas e talvez a mais importante é ser o exemplo. Portanto, escove os seus dentes pelo menos três vezes ao dia e deixe que seu filho veja e faça a escovação junto com você. Essa prática será boa para a saúde bucal de ambos.

Há outras maneiras para incentivar os pequenos a cuidarem da saúde bucal, outra tática infalível é deixá-lo escolher a própria escova dental, claro, utilizar sempre as recomendadas por seu odontologista.

Usar creme dental especial também contribui, há crianças que não gostam da pasta que normalmente os adultos utilizam e também não é recomendado eles utilizarem. Pode-se usar os cremes dentais infantis, desde que contenha flúor, pois ele é o responsável pela remoção da placa bacteriana.

Ensine-os cuidadosamente

Observe seu filho escovar os dentes. Auxilie-o até que ele se habitue ao seguinte:

  • Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor. Não deixe a criança engolir o creme dental.
  • Use uma escova de cerdas macias e escove primeiro a superfície interna de cada dente, onde o acúmulo de placa é geralmente maior.
  • Escove a superfície externa de cada dente. Posicione a escova em um ângulo de 45 graus ao longo da gengiva.
  • Escove com movimentos para frente e para trás.
  • Escove a superfície de cada dente usada para mastigar. Escove suavemente.
  • Use a ponta da escova para limpar atrás de cada dente frontal, na arcada superior e inferior.

Como fortalecer os dentes dos pequenos?

Na fase infantil os dentes ainda são fracos e muitos irão se perder, isto é inevitável. O que pode ser feito para fortalecer a estrutura óssea dos dentes é uma alimentação saudável. Sua alimentação deve conter uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor.

Uma refeição saudável e equilibrada permitirá, além de dentes fortes, a uma melhor qualidade de vida e até afastar certas patologias.

Como já sabemos, os doces e alimentação desequilibrada não é nada benéfico para o bem-estar das crianças e para os dentes também, Assim como o flúor é o maior protetor dos dentes do seu filho, as guloseimas são seu maior inimigo. Os açúcares e amidos que fazem parte de vários tipos de alimentos e de bolachas, biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes e batata frita combinam-se com a placa bacteriana produzindo substâncias ácidas. Estas substâncias atacam o esmalte e podem formar cáries aquele de prejudicar a saúde dos pequenos.

As crianças precisam de amplos cuidados, seja na saúde em geral e até mesmo odontológica. Por isso, ao notar algo irregular, procure um especialista e não deixe que o problema se agrave. Tratar qualquer que seja a patologia logo no começo, há chances maiores de reverter o problema.

Agende uma avalição e comece hoje mesmo a cuidar da saúde bucal de seu filho.

Did you like this? Share it!

0 comments on “Saúde bucal das crianças

Comments are closed.