É comum o surgimento do sapinho em crianças em bebês e muitas mães ficam sem saber o que é e como tratar. O nome científico é monilíase. É uma infecção causada por um fungo chamado Candida albicans que se prolifera em lugares úmidos e escuros, normalmente na região bucal.
Confira abaixo como cuidar da saúde bucal dos bebês e evitar infecções!
O que é o sapinho?
A monilíase, mais conhecida como sapinho, é um fungo chamado Candida albicans, ele se prolifera em lugares úmidos como a região bucal e até mesmo perineal (nos bebês que usam fralda).
Esse fungo faz parte da flora biológica. Várias pessoas têm ou estão em contato com alguém que tenha.
É comum a sua manifestação nos adultos quando a resistência imunológica está baixa, como nos bebês eles ainda não possuem resistência formada é mais fácil à proliferação do vírus.
Sintomas:
É preciso ficar atento com qualquer alteração que aparece nos bebês e, principalmente, se eles ficam mais chorosos ou resistentes em mamar, pode ser sinal de alguma irregularidade com seu filho.
O sapinho pode se manifestar da seguinte maneira nos bebês:
- Aparecimentos de pontinhos brancos ou placas brancas na boca do bebê e que pode ser confundida com restos de leite;
- Choro constante;
- Febre acima dos 38ºC;
- Dor, em alguns casos;
Como evitar:
Os cuidados básicos para evitar a proliferação dos fungos é manter uma boa higienização, principalmente com os acessórios que entram em contato direto com a boca, como a mamadeira, chupeta e até mesmo com o seio.
Além disso, arejar áreas cobertas pela fralda também ajuda no combate a proliferação do fungo, ou seja, não deixe a fralda úmida por muito tempo, tanto para evitar assadura nos bebês, quanto para evitar a Candida albicans na região perineal.
Além de higienizar bem os itens que entram em contato direto com a região bucal dos bebês, além de ficar atento aos surgimentos dos dentinhos e fazer a higienização adequada na região dos pequenos.
Quais os tratamentos:
É importante ficar atento a qualquer alteração que apareça nos pequenos e na região bucal não é diferente. Portanto, procure um especialista e faça o tratamento adequado.
Pomadas e soluções orais antifúngicas são as soluções mais usadas para contornar o problema.
Saiba mais sobre a saúde bucal do seu bebê e se precisar agendar um consulta, entre em contato conosco!