O fio dental é um item essencial para a higienização bucal e mesmo assim ainda há parte da população que não utiliza ou faz o uso inadequado do fio.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Datafolha, apenas 57% dos brasileiros usam o fio dental. Desses que utilizam, apenas 30% faz o uso mais dia uma vez ao dia, sendo que o recomendado é uma higienização completa após as refeições.
Saiba a importância da higienização eficiente com o uso do fio dental.
O fio dental é capaz de alcançar os lugares aonde à escova não chega e remove o acúmulo de placa bacteriana – fator principal que pode ocasionar em cáries e gengivites.
Você sabia que não utilizar o fio dental você deixa de limpar 35% da superfície dos seus dentes?
Além disso, o seu uso diário evita doenças como a gengivite, retração gengival e cárie interproximal – que é a cárie entre os dentes.
Saiba como usar o fio dental de maneira eficiente
- Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
- Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
- Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.
- Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
- Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes
A higienização bucal deve ser feita diariamente e após todas as refeições. Escove os dentes pelo menos durante dois minutos e com cautela, como se tivesse realmente esfregando algo – mas, sem força. Logo após, utilize o fio dental e não se esqueça do enxaguante bucal.
Precisa fazer uma avaliação sem compromisso? Entre em contato e agende sua avaliação com a Orthofono!