Crianças podem ter placa bacteriana?

criancas-podem-ter-placa-bacteriana

A placa bacteriana é o acúmulo de bactérias da flora microbiota bucal sobre a superfície dos dentes , ou seja, aparece quando não há a higienização adequada.

Quando ela está concentrada em grandes quantidades nos dentes e não é removida de forma correta pode causar o tártaro e desencadear diversas doenças bucais, incluindo a cárie.

Mas, e as crianças, podem desenvolver a placa bacteriana?

Sim! A placa bacteriana pode acometer a cavidade bucal das crianças, já que ela não escolhe quem afetará e pode estar presente em todas as fases da vida se não ocorrer a higienização adequada, incluindo nas crianças.

A placa surge como uma película sobre os dentes, aliás, este pode ser um dos sintomas. Em alguns casos, as pessoas apresentam outros sintomas, como retração gengival ou mau hálito, no caso dos pequenos a estes sintomas são mais difíceis de serem identificados.

Como evitar a placa bacteriana em crianças?

Desde e os nascimento dos primeiros dentinhos é preciso iniciar a higienização bucal e fazer o acompanhamento com um odontopediatra, onde o profissional irá indicar as melhoras maneiras de cuidar da saúde bucal dos pequenos, auxiliando os pais nesta tarefa nada fácil.

Por isso, não espere surge muitos dentes para levar o seu filho a uma consulta odontológica, principalmente se as crianças consumirem muitos doces, podem ser afetados pelas cáries.

Se a criança já tiver a placa, o que fazer?

Se a placa já invadiu a cavidade oral dos pequenos já passou da hora de leva-lo ao odontopediatra, para que o profissional faça a devida higienização e remova a placa.

É importante ressaltar que a presença da placa bacteriana na dentição infantil pode acabar gerando algumas complicações na saúde bucal.

Quando não eliminada ela pode levar a diversos problemas como cárie e mau hálito. Por isso é importante estar atento para prevenir que essas doenças se desenvolvam.

A mesma indicação vale para os adultos, uma higiene completa em casa e no consultório previnem a placa bacteriana e outras patologias.

Para agendar a sua consulta, entre em contato conosco.

Did you like this? Share it!

0 comments on “Crianças podem ter placa bacteriana?

Comments are closed.