Os primeiros pensamentos quando a gengiva incha é a gengivite, mas nem sempre ela é a causa ou o problema. Confira abaixo 5 motivos que podem causar o inchaço na gengiva!
A gengiva inchada pode indicar de que há algo de errada com a sua saúde bucal, por isso, é extremamente importante ficar de olho nos sinais, visitar seu odontologista regularmente e fazer a higienização adequada.
Veja o que pode levar o inchaço da gengiva!
As primeiras razões para uma gengiva inchada são as inflamações locais, como a gengivite e periodontite – estágio mais avançado da doença. Mas esse sintoma nem sempre significa uma complicação bucal.
1 – Aftas:
A afta é uma das lesões mais comuns na cavidade oral e assim como qualquer feriada nesta região, pode provocar o inchaço. É possível identificar essa lesão pela aparência,
2 – Fumo:
Que o cigarro faz mal para a saúde todo mundo já sabe. Só que o hábito também pode afetar o bem-estar da sua gengiva e causar mau hálito. Aqueles que usam produtos de tabaco estão muito mais propensos a desenvolver alguma doença na gengiva do que pessoas que não usam.
3 – Higiene bucal incorreta:
A má escovação pode causar o acúmulo da placa bacteriana e, por consequência, causar o inchaço na gengiva. Por isso, fazer a higienização adequadamente contribui e evita inúmeros problemas na cavidade oral, incluindo a gengivite.
4 – Tratamento de quimioterapia:
A quimioterapia é um dos tratamentos mais eficazes contra o câncer. Só que, como é agressivo, um dos muitos efeitos colaterais dessa terapia é dor, inchaço e sangramento nas gengivas.
5 – Hormônios:
As gengivas inchadas podem ser resultado de um crescimento na liberação de hormônios que aumentam o fluxo sanguíneo para o tecido. Eles são produzidos durante a puberdade, a menstruação, a gravidez e a menopausa. Em alguns casos os medicamentos anticoncepcionais também podem liberar esses hormônios.
Como identificar e tratar a gengiva inchada?
O diagnóstico correto deverá ser feito por um profissional, o mesmo irá indicar o tratamento apropriado.
Alguns inchaços podem ocorrer de maneira natural e durar um ou dois dias, nesse caso não é necessário realizar um tratamento. Mas é importante ficar atento a qualquer alteração na cavidade oral, se os inchaços persistir não hesite em procurar ajuda profissional.