Adolescência: 5 riscos para a saúde bucal nesta fase

adolescencia-5-riscos-para-a-saude-bucal-nesta-fase

O começo da juventude é formado por muitas mudanças e descobertas, algumas das aventuras podem apresentar perigos para a saúde no geral e também bucal.

Confira agora os 5 fatores que podem afetar a saúde bucal na adolescência!

1 – Falta de higiene bucal

A adolescência é marcada por mudança no comportamento, rebeldia e até mesmo pela preguiça de praticar a higiene, como tomar banho e até mesmo escovar os dentes. Claramente este é um fator decisivo para causar inúmeros problemas, tanto na saúde corporal, quanto bucal.

A falta de higiene pode bucal pode causar cáries, periodontia, perda dos dentes, mau hálito e até mesmo a endocardite bacteriana – doença que pode levar a morte. Portanto, faça a higiene bucal adequada, utilize o fio dental e enxaguante bucal diariamente e não se esquece de fazer consultas periódicas ao seu odontologista. 

2 – Alimentação irregular

A alteração hormonal pode afetar os tecidos da região bucal, o causar feridas como as aftas. A alimentação balanceada e saudável é responsável por melhorar a função imunológica e prevenir estas lesões.

Além disso, a falta dos nutrientes no corpo pode causar anemia e esta patologia pode afetar a região bucal e desenvolver candidíase intraoral, a chamada língua careca (que pode estar associada à perda do paladar), rachaduras no canto da boca, aftas e sangramento na boca.

Portanto, não uma alimentação ruim pode afetar não apenas a saúde corporal, mas bucal também!

3 – Bebidas alcoólicas

É comum a descoberta e o desejo pelas bebidas alcoólicas na adolescência, mas este hábito pode causar prejuízos para a saúde bucal. O amarelamento e manchamento dental, mau hálito e até mesmo as cáries podem surgir com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

4 – Tabagismo  

 Existem muitos malefícios que o fumo traz para a saúde bucal, mas, mesmo assim, uma grande parte dos jovens acaba experimentando o seu primeiro cigarro na adolescência. O diálogo e a troca de informações é a melhor forma de manter o jovem longe desse vício e com um sorriso saudável na fase adulta.

Além do câncer bucal e de pulmão, os cigarros também contribuem para a periodontite, amarelamento dos dentes e também causa mau hálito.

5 – Piercings bucal

O uso dos piercings na língua ou na boca pode prejudicar a sua saúde bucal. Um dos motivos é porque na boca há milhões de bactérias que agregada ao metal podem causar infecções, além disso, há o risco de perfurar algum vaso sanguíneo e causar sangramento prolongando.  

Portanto, se você deseja colocar algum piercing na região bucal converse com um especialista antes.

Did you like this? Share it!

0 comments on “Adolescência: 5 riscos para a saúde bucal nesta fase

Comments are closed.